Não se deve colocar qualquer recipiente no microondas para cozinhar alimentos.

Cozinhar no Microondas

Cozinhar no Microondas

Se você tem um microondas em casa e ainda não sabe usá-lo, comece analisando o manual do microondas, afinal de contas, nem todos os microondas são iguais. Para fazer comida no microondas você deve saber, por exemplo, que a correta utilização do forno de microondas só será possível quando for combinado o tempo e a potência de cozimento, ou seja, alguns alimentos serão preparados em baixa, média ou alta potência. No entanto, quanto mais alta a potência, mais rapidamente o microondas deve cozinhar o alimento.

Apesar da praticidade e rapidez no cozimento de alimentos no microondas, quem não está acostumado a utilizá-lo poderá ter algumas dificuldades, por isso vamos dar algumas dicas para você cozinhar no microondas utilizando todos os recursos que ele dispõe.

Existem recipientes apropriados para serem levados ao microondas, como o vidro e a cerâmica. Nos dois casos, tanto o recipiente de vidro refratário quanto o recipiente em cerâmica podem ser utilizados para cozinhar e para aquecer os alimentos. Vale lembrar, no entanto, que é preciso ter cuidado em não levar a tampa plástica que acompanha alguns potes de cerâmica ao microondas. Potes e tampas de plástico só podem ir ao microondas se vierem com a indicação “próprio para microondas”. Não é recomendável levar ao microondas pratos com decoração metálica, dourada ou prateada, porcelana fina ou plástico, utensílios com alça colada ou cintas metálicas e cristais finos.

Se você tiver dúvidas quanto ao recipiente a ser levado ao microondas, faça um teste. Pegue o recipiente e leve ao microondas. Ao lado do recipiente coloque um copo de vidro cheio de água. Ligue o microondas por um minuto em potência alta. Após este período apenas a água deve estar quente, mas o recipiente deve estar frio. Se o resultado for o descrito acima, então o recipiente está próprio para ser usado no microondas, mas se a água estiver fria e o recipiente quente, o recipiente não é próprio para ser usado no forno.

Nunca coloque alimentos em recipientes de plástico no microondas, pois eles liberam uma substância que pode causar câncer, a dioxina. Os recipientes plásticos recomendados para microondas são produzidos com matéria-prima específica para resistirem a altas temperaturas, por isso só coloque recipientes plásticos no microondas se estes forem apropriados. Sacos plásticos também só podem ser usados se forem especialmente recomendados para o forno microondas. Quanto ao filme plástico, este também não é adequado para embalar alimentos no microondas, pois ele também apresenta componentes tóxicos.

Use apenas recipientes próprios para microondas. O tamanho, o formato e o material dos utensílios são fatores muito importantes para um bom cozimento do alimento, por isso, use utensílios de forma redonda ou oval, largos e rasos, pois os alimentos cozidos em recipientes quadrados ou retangulares podem ressecar os alimentos nos cantos. E quando for colocar alimentos em um prato, arranje-os nas bordas do prato deixando um espaço entre os pedaços, ou seja, nunca coloque um alimento por cima do outro. Uma boa ideia, quando possível, é sempre colocar o alimento em forma de círculo.

A bandeja de alumínio pode ser levada ao microondas e ser usada para descongelar ou aquecer alimentos. Tenha cuidado somente com a colocação da bandeja no microondas. Coloque-a afastada das paredes do forno para evitar faiscamento. O ideal é que a bandeja de alumínio fique centralizada no prato giratório, e distante 3 cm de sua borda. Desta forma, é possível evitar o faiscamento que ocorre quando algum metal ou papel/alumínio encosta nas paredes metálicas que revestem o forno microondas.

No caso de utilizar papel toalha ou papel vegetal, saiba que eles podem ser usados para forrar o prato do microondas e também para envolver ou cobrir alguns alimentos e ainda absorver a gordura durante o cozimento. Já o papel manteiga é recomendado para cobrir os alimentos, enquanto que o papel alumínio pode ser utilizado em pequenas quantidades para proteger porções delicadas do alimento. Guardanapos de papel e pratos de papelão podem ser usados para cobrir ou reaquecer alimentos.

Comidas de microondas são saborosas e rápidas de serem feitas. Apesar de serem feitos no microondas, os alimentos mantém o sabor e os seus nutrientes. Você pode fazer lanches rápidos, peixes, carnes, arroz, feijão e sobremesas como pudim, bolo, cupcake. É importante ressaltar, no entanto, que alguns alimentos ao serem cozidos inteiros no microondas devem ser perfurados com um garfo antes de irem ao forno, para que não explodam dentro do forno. Este é o caso de alimentos com pele, membranas ou casca, como batata, tomate, salsicha, linguiça, pimentão e ovos. Todos estes alimentos devem ser perfurados, pois fazer buraquinhos nos alimentos possibilita a saída do vapor, evitando, assim, o rompimento da membrana ou casca, e consequentemente o estouro dos alimentos no microondas.

No caso do leite, é importante frisar que para aquecer o leite você deve usar sempre recipientes refratários, já que as embalagens originais de leite não podem ir ao microondas, pois as caixas podem pegar fogo e os sacos plásticos vão derreter com o calor. Na hora de ferver água ou leite, por exemplo, é preciso ficar atento, pois o líquido pode derramar facilmente dentro do microondas. Assim sendo, uma boa dica é, quando for ferver uma xícara de líquido, coloque-o em um recipiente no mínimo duas vezes maior, assim evita-se o perigo de transbordamento. Coloque por 2 a 3 minutos na potência alta e mexa com uma colher durante o aquecimento do líquido uma ou duas vezes. Outra dica é não realizar frituras dentro do microondas, pois pode ser difícil controlar a temperatura.

Assine nossa Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas dicas, novidades e notícias

nome e-mail

Receitas de Microondas - www.receitasdemicroondas.com.br

As informações aqui contidas são de utilidade pública, não possuímos vínculos com nenhuma das empresas citadas e não nos responsabilizamos por alterações nas condições dos serviços citados.